domingo, 6 de outubro de 2013

Fim-de-semana na região do Tâmega

Vim passar este fim-de-semana à região do Tâmega e, como estamos na altura da vindima, o fim-de-semana não teria tanto sentido se não a fizéssemos. Por isso, ontem dedicámo-nos arduamente a esta actividade campestre. Juntaram-se todos os familiares paternos do B em casa dos avós dele e, tenho-vos a dizer, foi um dia bastante agradável. Começámos a colher as uvas bem cedinho, ainda caía orvalhada, e à medida que íamos enchendo os baldes, íamos  ralando as uvas. Ao final do dia, quando as uvas estavam todas apanhadas e raladas, tirámos o resto de suco com uma máquina que exerce pressão e conseguimos acabar de encher o depósito de vinho. À noite comemos um assadinho de frango, feito no antigo forno de lenha onde se fazia o pão, que nos soube pela vida.
Nunca tinha feito nenhuma vindima e acreditem que foi uma experiência bastante agradável.
Lembro-me vagamente de irmos colher as uvas ao Canaval no atrelado da 4L do meu querido e falecido avô com toda a família materna, daquele cheiro das uvas acabadas de colher e da imagem da prensadora das uvas. Contudo, na altura era bem pequena e a única coisa que queremos fazer quando temos esta idade é brincar. 
E ontem, ao longo do dia, cada vez que sentia aquele agradável odor das uvas, sentia-me transportada para os tempos passados em que eu era ingenuamente feliz.
Espero repetir esta experiência e de me voltar a sentir tão bem acolhida e recebida pela família do B.
Amanhã estarei de volta, não a casa, mas ao trabalho de que estou incubida este ano. Mas enquanto o amanhã não chega, vou aproveitar ao máximo o dia de hoje.


Bom domingo a todos,
Maçã e Canela

1 comentário:

  1. Obrigada! ♥
    Mas que fim de semana bem passado!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar