terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quinta da Cruz

Hoje o meu dia de folga acordou chuvoso. Como tinha alguma roupa para passar a ferro, tratei de a passar logo de manhã. O tempo começou a abrir e a chuva deu lugar a um sol que teimava em espreitar por entre as nuvens cinzentas deste Outono. O dia estava a aquecer e decidi ir passear com a minha tia paterna, M, até à Quinta da Cruz e ao centro da cidade. 
A Quinta da Cruz era uma quinta de uma família rica da cidade, que foi intervencionada recentemente pela Câmara Municipal de Viseu. Os diferentes compartimentos da casa, os 20 quartos, a cozinha, a sala, a adega e os arrumos deram lugar ás amplas salas de exposição. O Município de Viseu pretende transformar esta antiga habitação num espaço de cultura e lazer. Há quem diga até que a Quinta da Cruz será a Serralves de Viseu.
Esta quinta situa-se entre as freguesias de Vildemoinhos e São Salvador tendo uma vista previligiada sobre o Rio Pavia.
Tem um cuidado e florido jardim à volta da casa e dispõe de bastante luz solar. 
Podemos encontrar neste recanto duas exposições temporárias. Até ao final do próximo mês, estará em exposição o "Três ao Centro". Na antiga adega e arrumos da casa estão disponíveis os trabalhos dos alunos do 1º ano do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação que dão nome a este projecto.
Já nas restantes salas está até ao próximo dia 15 de Fevereiro de 2015 a exposição "Intemporal", onde constam os quadros do artista português Nadir Afonso. 
Após uma visita guiada à Quinta da Cruz, fomos até ao Museu Grão Vasco, na parte histórica da cidade, ver a pintura naturalista na colecção Millenium BCP. Nesta exposição podemos encontrar obras dos diversos artitas protugueses, entre eles, José Malhoa, Columbano Bordalo Pinheiro, António Silva Porto e Falcão Trigoso.
A nossa tarde de passeio terminou com o lanche na famosa pastelaria Capuchinha do Rossio.
Como é hábito, deixo-vos algumas das imagens que capturei e as respectivas moradas destes locais de cultura viseenses. 



 
Vista principal da casa



Escultura do Município de Viseu


Acesso traseiro da casa

Antiga fonte

Antigo tanque

Antiga laje


Antiga laje


 


Quinta da Cruz:
 Freguesia de S. Salvador, Viseu


Museu Grão Vasco:
Adro da Sé - 3500-195 Viseu 
GPS: Lat: 40,66017370932212 Long: -7,910805347290761 
Telf(s): 232 422 049
Fax(s): +351 232 421 241 


Boa semana,
Maçã e Canela

4 comentários: