domingo, 1 de março de 2015

Santa Clara #Coimbra

Março chegou um pouco chuvoso mas, para começar o mês da primavera de uma maneira diferente, decidimos ir visitar os Mosteiros de Santa Clara-a-Nova e Santa-Clara-a-Velha. Decidimos aproveitar o 1º domingo do mês, uma vez que as entradas nos museus nacionais são gratuitas, para passar uma tarde diferente.
A Rainha Santa Clara, também conhecida como Rainha Santa Isabel de Aragão, é a padroeira da majestosa Cidade de Coimbra e, apesar do ser mais conhecida pelo seu milagre das rosas, o verdadeiro milagre para esta ter adquirido o nome de "Santa", foram as suas mãos milagrosas. Daí que o seu túmulo atualmente presente na igreja do Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova tenha alguns vidros que, em dias de importante celebração da cidade, deixem transparecer a mão milagrosa da rainha dos pobres. Prevê-se que a próxima celebração em que será possível ver a mão da Rainha Santa Isabel, será no 500º aniversário, na semana das festividades da cidade da qual é padroeira, 4 de Julho de 2016.
A visita ao Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova inclui a visita à igreja, ao coro baixo, à exposição de pertences da Rainha e aos claustros. Nesta visita, é possível ver também o primeiro túmulo em que a Rainha Santa esteve depositada, presente no coro baixo do mosteiro. Na exposição podemos ver alguns pertences da Rainha, assim como algumas figuras da sagrada família e nos claustros podemos-nos contemplar com uma enorme paisagem de um jardim estupendo com um toque cheio de cheiros e cores primaveris.
Na visita ao Convento de Santa-Clara-a-Velha, encontramos algumas peças que tornaram possível a construção de uma história de uma época anterior.
Conseguimos captar algumas imagens, apesar de o tempo não estar muito propício para tal. Esperemos que gostem, tanto como nós, desta visita guiada a mais um recanto da bela cidade de Coimbra e que fiquem a saber um pouco mais sobre a Rainha Santa Isabel.















Maçã e Canela 

3 comentários:

  1. Amei o post, os lugares são tão bonitos e unicos :D
    Adoro este tipo dep osts, estavam lindas :D
    Beijinhooooooos

    girlyworld4girls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Meninas, que saudades que eu tenho desses sitios!! Estudei em Coimbra:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar