sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Museu do Caramulo

Na primeira tarde do ano, aproveitando o bom tempo de sol, fizemos um passeio. A nossa região beirã tem belezas inigualáveis então decidimos ir até à Serra do Caramulo. Saímos de casa depois de almoço e até à serra foi um instante. Visitámos inicialmente a vila, depois o hotel, seguiu-se o museu e, por último, fomos ao Caramulinho (o ponto mais alto da serra do Caramulo) onde assistimos ao pôr do sol.

A vila portuguesa do Caramulo situa-se na  freguesia de Guardão no município de Tondela. Originalmente conhecida por Paredes do Guardão, posteriormente, com a criação por Jerónimo de Lacerda da Estância Sanatorial passou a ser mais conhecida por Caramulo  que,  como estância sanatorial, foi criada em 1921.

 Com o avanço da medicina e com o desaparecimento gradual da tuberculose, as dezanove unidades desta estância foram aos poucos e poucos sendo desativadas. Uma delas, de há uma década para cá, foi convertida sendo hoje o lindo Hotel do Caramulo.

Aproveitámos a ida  e visitámos na vila, em frente ao hotel, o fabuloso Museu do Caramulo.
Nesta encantadora encosta da serra virada para a Estrela podemos percorrer seis rotas pedestres: Rota das Cruzes, dos Moinhos, dos Caleiros, dos Laranjais, do Linho e Rota de Santiago.

De regresso a casa, já a luz da lua nos fazia companhia, passámos pelo Campo de Besteiros onde nos deslumbrámos com um encantador presépio no centro da vila.

Motivos para visita não faltam.

Mostramos  algumas das fotos do Museu e do presépio.  Esperamos que vos convidem a vir.








Carro reservado a visitas do Pápa e dos Reis a Portugal

Carro utilizado para transportar Salazar durante até à sua morte




 
 

Bom fim-de-semana,
Maçã e Canela

2 comentários:

  1. Parece-me que foi um passeio muito animado :D
    Vou colocar nos meus sítios a visitar!

    beijinho,
    Adriana S'

    ResponderEliminar
  2. Já lá estive à alguns anos e adorei!


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar