sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia de todos os santos!


Hoje, 1 de Novembro, comemora-se o dia de todos os santos. Este é o dia em que lembramos todos os nossos entes queridos que já partiram. Contudo, não é apenas neste dia que nos lembramos de quem nos deixou com eterna saudade. É todos os dias, ao sentir a falta deles, das suas brincadeiras, das suas maneiras de ser, ao vermos naquilo que eles nos tornaram e de todo o bem que nos fizeram ao longo da vida, que nos lembramos de quem trazemos sempre no coração. Apesar de já não ser feriado hoje, eu, a minha mãe e o meu tio Custódio cumprimos a tradição e fomos de manhã limpar e enfeitar as campas dos meus bisavós maternos e do meu avô materno.
Este é um dia triste, não só porque está a chover mas porque a tradição de ir ao cemitério com os meus avós maternos neste dia já não se mantém. Foi difícil ir lá hoje de manhã e estar na presença da campa de por quem tenho um amor incondicional e de quem sinto imensa falta na minha vida! Cada flor e cada gota de água posta nos arranjos, cada pedra que lá colocámos para desenhar o coração demonstrando, de uma forma viva e diferente o que sentimos, foi feito com um enorme carinho, respeito, admiração e com um amor infindável! 
No fim-de-semana iremos também rezar à campa dos meus avós paternos. Infelizmente já não tive a oportunidade de conhecer o meu avô mas a minha avó fez sempre questão de fazer o seu papel de avó e de avô ao mesmo tempo. Para mim, era, e ainda é, uma super mulher, uma heroína porque, depois de tudo o que passou, demonstrou a sua força e coragem para seguir em frente. Era uma daquelas avós que nunca media o amor que dava. Tudo o que fazia, estava replecto de carinho e muito afecto. A sua partida é, nos dias de hoje, também, uma das coisas sobre as quais o meu coração ainda não foi capaz de digerir.  
Contudo, hoje orgulho-me do bem que fiz e da felicidade que proporcionei a estas duas grandes PESSOAS que hoje, de uma maneira diferente recordamos, mas que trazemos no coração todos os dias das nossas vidas. 
Se voltaria a fazer tudo de novo? Sim, fazia, claro. Porque estas duas estrelas que hoje brilham no céu e que estão sempre a olhar por nós, foram umas das pessoas que contribuíram e que tudo fizeram para sermos as pessoas que hoje somos!




Maçã e Canela

Sem comentários:

Enviar um comentário