sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cupcakes natalícios

Esta semana quisemos experimentar a mesma receita dos Cupcakes de 2 chocolates alterando apenas um pormenor: separar as claras e batê-las aparte para ver se os cupcakes ficavam mais fofinhos. E, de facto, os cupcakes ficaram mais aveludados pelo que posteriormente iremos incorporar este passo na receita inicial.
Para a decoração foram utilizados bagos de romã, salsa e açúcar branco em pó. Esta decoração foi meramente inspirada na Serra da Estrela com neve (que caíu no fim-de-semana passado) e no espírito natalício e nos pinheiros de natal enfeitados que já invadem não só as nossas casas como as ruas e os centros comerciais viseenses.
Este foi um teste para os doces que irão rechear a nossa mesa de natal e estes cupcakes, com certeza, não vão faltar. 

Receita:
  • 5 colheres de sopa de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 5 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 100g de manteiga derretida
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de açúcar (caso usem o chocolate de culinária que é mais amargo)
Misturar os ingredientes todos, separando apenas as claras. Depois de batidas as claras e de os ingredientes terem sido todos misturados, incorporar as claras na mistura anterior até obter uma massa homogénea. Por fim, distribuir a mistura por formas para cupcakes (nós utilizámos de silicone) e levar ao forno a cerca de 100º C. Cerca de 15 minutos depois, estarão prontos. No entanto vão verificando que os cupcakes já estão devidamente cozidos com a ajuda de um palito.

Bom apetite!



Bom fim-de-semana,
Maçã e Canela

8 comentários:

  1. Que aspecto delicioso, vocês estão cada vez mais profissionais!

    ResponderEliminar
  2. São vocês e eu com saudades! Mas não tenho conseguido ter tempo para me dedicar a 100% ( ou é ou não é!) Esta semana vou entrar em estágio, vamos ver se nas proximas semanas vou conseguir...
    Já agora mas que post tão apetitoso :D, oh acho tão giro acordarmos de manha e toda essa geada (post anterior) :D assim sim é quase natal!

    beijinho
    Adriana S'

    ResponderEliminar
  3. Olá, meninas!

    Muitíssimo obrigada! É um prazer ter-vos a fazer parte deste meu cantinho.

    Foi com todo o gosto que me juntei a vocês também!
    Estes cupcakes têm um aspecto delicioso *.* Acho que um dia destes me vou aventurar a fazê-los!

    Beijinho e bom fim-de-semana para vocês*

    ResponderEliminar
  4. nhami nhami, apesar de não comentar, já vos sigo há algum tempo :) obrigadaaa beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hmmm estes cupcakes têm um ar maravilhos! Já estou com água na boca :)

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. adoro as tuas receitas! são todas maravilhosas!!

    beijinhos da carolina do TheFrenchFries , passa por lá :)

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro cupcakes, até já pedi de prenda de natal, uma maquina para fazer-los :)
    vou "roubar" a receita :) tem mesmo bom aspecto.
    Obrigada pelo comentário.
    É verdade, o Ebay tem o que se diga. A roupa, não é muito o meu forte, mas ao poucos, vou divulgando as coisas que compro. O ebay é muito bom para comprar artigos de tecnologia! :) fica a dica..

    Beijinhos*
    Eu já sou fã :)

    ResponderEliminar