sexta-feira, 18 de maio de 2012


Lição na natureza


Hoje tomei como rumo a antiga aldeia que me viu crescer e que desde sempre me desperta um enorme orgulho por ser tão sublime nesta altura do ano.

Vi que todos os esforços dos que, cuidadosamente, cultivaram as terras para terem mantimentos para partilhar com a família, estão a ser recompensados. Não apenas no cultivo de legumes, mas também de alguns frutos como as cerejas, que deliciosamente colhi e comi pela primeira vez esta primavera. O fruto recordou-me das enormes férias de verão que tinha das aulas da primária, em que ficar em casa dos avós era uma enorme alegria.

O verão já trouxe os seus ares e também os pássaros partilham esse sabor pelos frutos que vão amadurecendo nas enormes árvores que observam toda a aldeia.

Não sou desconhecedora relativamente a algumas artimanhas de caça a estes animais que avistam comer o que a nós também sabe bem.

Contudo, hoje deparei-me com uma emboscada para esses corvos, que foi criteriosamente construída pelo meu avô. Embora saiba que, hoje em dia esta emboscada se considere mais um motivo de distracção do que de caça, nos tempos do meu avô dava para caçar no mínimo 2 corvos por dia.

Enchi-me de orgulho por ter aprendido coisas que os nossos avós nos podem ensinar porque disto é que é constituído Portugal. Um Portugal sábio que já fora outrora um Portugal que entretia os mais jovens na caça aos pássaros e que hoje, não passa de uma boa recordação que traz sempre gargalhadas quando me é contada.
Bom fim de semana!




Maçã e Canela

2 comentários:

  1. Que linda que ficou a ratoeira :D demais!

    Sinto saudades de estes pequenos ares de alegria ao ver inovações dos que mais gostamos!

    Maçã e Canela

    ResponderEliminar
  2. Bela engenhoca ;)!

    Tenho que ir ter com o vosso avô para me ensinar a fazer coisas dessas ;)!

    Um bjo para as 2,
    D ;)

    ResponderEliminar